A melhor forma de viajar é se planejando! Então confira dicas rápidas e práticas para facilitar sua vida na hora de colocar o pé na estrada

O feriado de 7 de Setembro, que celebra a Independência do Brasil, é uma ótima oportunidade para organizar uma road trip de bate e volta por aí! 

Mas, como se planejar para viajar no feriado?

Primeiramente, é importante pesquisar os destinos, hospedagens, passagens e aluguel de carro com antecedência para poder aproveitar o melhor preço e, também, a disponibilidade nas datas desejadas, já que, se tratando de feriado, são bem concorridas!

Na Rentcars você define os melhores destinos e desbrava os melhores roteiros de viagem! Para começar com tudo, aqui vão as melhores dicas para você se planejar a sua viagem do feriado de 7 de Setembro!

Destinos para curtir o 7 de Setembro

1. Brasília

Foto de Brasília, com a Esplanada dos Ministérios ao fundo e uma árvore florida a frente. O céu é azul.

Se quiser vivenciar a essência do feriado de Independência do Brasil, uma dica é viajar para a capital do país, onde acontece o desfile cívico-militar no feriado de 7 de setembro, sendo essa uma das maiores celebrações nacionais. Como sabemos, a data marca a proclamação da independência do Brasil de Portugal, que ocorreu em 1822.

O desfile acontece na Esplanada dos Ministérios, uma das principais vias de Brasília, e envolve a participação de várias entidades, incluindo as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), além de escolas, grupos culturais, entidades públicas e privadas, organizações sociais e muito mais. 

Durante o desfile, é comum ver tropas militares em uniformes cerimoniais, equipamentos militares modernos, veículos blindados, aeronaves e outros elementos que representam as capacidades das Forças Armadas do Brasil. Além disso, escolas e grupos culturais realizam apresentações que refletem a diversidade cultural e étnica do país.

Autoridades políticas, incluindo o Presidente do Brasil, costumam estar presentes para assistir ao desfile. O evento atrai um grande número de espectadores, incluindo moradores locais e turistas, que se reúnem ao longo da Esplanada dos Ministérios para assistir ao evento.

2. Maceió

Foto de uma mulher nadando entre as piscinas naturais de Maceió. A água é cristalina e a piscina é bem rasa.

Em Maceió, Alagoas, pode ser que também ocorra algum tipo de desfile cívico-militar, semelhante ao que acontece em outras cidades do país. Mas, aqui a dica é aproveitar outros atrativos da cidade!

O nosso “Paraíso das Águas”, apelido carinhoso que Maceió recebe devido às suas belas praias, águas cristalinas e paisagens naturais deslumbrantes, tem atrativos de tirar o fôlego. Se a sua ideia é passar o feriadão por lá, não deixe de conhecer a Praia de Ponta Verde, a Praia de Pajuçara e a Praia do Gunga, sendo essa última talvez a mais famosa!

A Praia de Ponta Verde é conhecida por suas águas calmas e claras, perfeitas para nadar e relaxar. Já na Praia de Pajuçara, você encontra as famosas jangadas coloridas que levam os visitantes para as piscinas naturais, onde é possível fazer mergulho de snorkel e admirar os recifes de corais. Além disso, ambas as praias possuem uma orla repleta de bares, restaurantes e quiosques, onde você pode saborear a culinária local e apreciar a vista para o mar!

Uma das mais famosas da região, a Praia do Gunga, localizada a cerca de 40 km de Maceió, é conhecida por sua beleza selvagem e paisagens deslumbrantes. A praia é cercada por falésias coloridas, coqueiros e um mar azul-turquesa lindo! Você pode aproveitar atividades como passeios de buggy, passeios de quadriciclo, passeios de barco e praticar esportes aquáticos. Não deixe de subir até o Mirante do Gunga para apreciar a vista panorâmica da praia e da plantação de coqueiros. A subida tem um custo de R$ 5.

Por fim, conheça a Lagoa Mundaú, um estuário que oferece um ambiente tranquilo para passeios de barco e contato com a natureza. Você pode fazer um passeio de catamarã ou de barco pela lagoa, explorando suas águas calmas e observando a vida local. Aproveite!

3. Porto Seguro

Foto de uma mulher de costas com uma paisagem atrás. Ao fundo conseguimos ver uma igreja de Porto Seguro na Bahia.

Que tal Bahia? Porto Seguro é um destino muito procurado para curtir um feriadão prolongado! Por isso, aqui vão algumas dicas:

Comece explorando o encantador centro histórico da cidade, conhecido como Cidade Alta. Você pode estacionar o carro nas proximidades e caminhar pelas ruas de paralelepípedos, onde encontrará casas coloridas, igrejas antigas e edifícios coloniais. Não deixe de visitar o Marco do Descobrimento, um monumento histórico que marca o local onde os portugueses desembarcaram pela primeira vez no Brasil em 1500.

Depois, que tal conhecer o Arraial d’Ajuda? Pegue a balsa com o seu carro e siga até essa charmosa vila próxima a Porto Seguro. Lá, você encontrará praias paradisíacas, como a Praia do Mucugê, que tem um mar calminho com proteção de recifes e  piscinas naturais que se formam na maré baixa, além de ser totalmente cercada por coqueiros. E a Praia de Pitinga, ideal para ir de carro partindo de Mucugê – apenas 2,5km –  e é uma das praias mais tranquilas para passar o dia. De quebra, a paisagem das falésias é surpreendente! 

Por fim, dirija até Trancoso, outra encantadora vila da região. A Praça do Quadrado é o coração de Trancoso, cercada por casas coloridas e a famosa Igreja de São João Batista. As praias de Trancoso também são imperdíveis, incluindo a Praia dos Coqueiros e a Praia do Espelho, conhecida por suas piscinas naturais e falésias deslumbrantes. Atente-se ao estacionamento, que costuma ser mais caro nas praias de Trancoso.

4. Florianópolis

Foto de um anoitecer azul com a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, ao fundo. As luzes da ponte estão acesas e o mar está calmo.

Se tem um lugar que o carro é essencial, podemos dizer que Florianópolis, capital de Santa Catarina, é um deles! Aqui, o ideal é alugar um carro e explorar todas as praias, sendo que é bom escolher qual lado você deseja ir: norte ou sul da ilha, pois o trânsito pode ser intenso se quiser atravessar de uma ponta a outra.

Depois de escolher o “lado” para seguir, faça o roteiro e pé na estrada! Nossa dica é deixar no radar a Praia da Joaquina, conhecida por suas ondas perfeitas para o surf; a Praia dos Ingleses, mais movimentada e que oferece opções de hospedagens mais em conta, além de ficar bem pertinho da famosa Praia de Canasvieira e a poucos quilômetros da Praia Brava, que possui uma das vistas mais espetaculares da ilha. 

Além disso, visite a Lagoa da Conceição, uma área pitoresca que oferece uma combinação de água doce e salgada. É um local popular para praticar esportes aquáticos como stand-up paddle e caiaque. À volta da lagoa, você encontrará os melhores bares e restaurantes, sendo um ótimo lugar para apreciar a comida local. Para quem gosta de festa, a vida noturna dessa região costuma ser bem agitada.

5. Belém

Foto do Rio Amazonas em Belém, no Pará. Ao centro do rio é possível ver um barco navegando em uma água marrom e repleta de vegetação em volta.

Que tal conhecer uma das capitais da gastronomia brasileira? Sim, Belém do Pará é conhecida também pela sua infinidade de restaurantes que celebram a culinária paraense de forma impecável.

Por isso, nossa primeira dica de passeio é conhecer o icônico Complexo Ver-o-Peso, um mercado popular onde você encontrará uma grande variedade de produtos locais, desde pratos, frutas exóticas, sementes até artesanato. Em seguida, dirija até a Cidade Velha, onde você pode explorar o centro histórico de Belém. Visite o Forte do Presépio, que abriga o Museu de Arte Sacra, e a Catedral da Sé, uma das mais antigas do Brasil. E mais: esse é um dos melhores lugares para assistir ao pôr do sol!

Outra dica é passear pela Estação das Docas, um complexo turístico construído em uma área revitalizada do porto. Passeie pelo calçadão à beira do rio, explore lojas, bares e restaurantes, e admire a arquitetura do local. Em seguida, vá para o Mangal das Garças, um belo espaço natural no coração da cidade. Lá, você pode passear por trilhas suspensas, observar aves e desfrutar de vistas panorâmicas da cidade.

Depois, pegue o carro e parta para o Parque do Utinga e Ilha do Combu. O parque oferece trilhas, lagos e uma área de conservação da fauna e flora local. É um ótimo lugar para fazer uma caminhada tranquila ou passear de bike, o que vale a pena alugar por lá (R$20 a hora). Por fim, dirija até a Ilha do Combu, onde você pode pegar uma pequena balsa para atravessar o rio. Lá, você encontrará restaurantes à beira do rio que servem pratos tradicionais paraenses, como o famoso “Tacacá”.

6. Campos do Jordão

Foto do centro famoso de Campos do Jordão, em São Paulo. A arquitetura no estilo europeu dá todo charme para as casas da foto. O céu está azul.

Um dos destinos queridinhos do inverno, Campos do Jordão oferece atrativos durante o ano inteiro! Comece seu passeio pela Vila Capivari, conhecida por sua arquitetura europeia, lojas charmosas, restaurantes e cafés. Durante o inverno, a vila costuma estar decorada com luzes e enfeites especiais, criando uma atmosfera pra lá de encantadora.

Seguindo o roteiro de um feriadão na cidade, pegue o carro e siga em direção ao Horto Florestal, um parque estadual repleto de trilhas, cachoeiras e uma exuberante vegetação de Mata Atlântica. Você pode explorar as trilhas a pé, fazer piqueniques, aproveitar as áreas de lazer e até mesmo alugar bicicletas para passear pelo parque. Não deixe de visitar a famosa Cachoeira da Galharada, uma das principais atrações do parque.

Para os amantes de vistas panorâmicas, a dica é dirigir até o Mirante Alto do Capivari, onde você terá uma vista das montanhas e da cidade de Campos do Jordão. Em seguida, se você estiver disposto a dirigir um pouco mais, pode seguir até a região da Pedra do Baú e fazer uma trilha que dá acesso a vista espetacular da famosa formação rochosa.

7. Holambra

Foto do Moinho de Holambra, em São Paulo. O céu está azul e é possível ver a vegetação verde em torno do moinho.

Também conhecida como “Cidade das Flores”, Holambra, em São Paulo, é uma excelente opção para viajar no feriado de 7 de setembro! E não tem como começar nossas dicas, sem falar primeiro dos famosos Moinhos Holandeses da região!

Coloque no Google Maps: Moinho Povos Unidos e conheça um dos principais moinhos de Holambra. Inaugurado em 2008, o Povos Unidos é uma cópia fiel dos famosos e tradicionais moinhos holandeses. Tem 6 andares abertos para visitação, tendo custo de R$12 por pessoa. O espaço fica aberto de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h. Este é um ótimo local para tirar fotos e aprender mais sobre a história da imigração holandesa na região.

Pegue o carro e vá até o Parque da Expoflora, um dos principais pontos turísticos de Holambra, especialmente popular durante a Expoflora, um evento anual que celebra a cultura holandesa e a produção de flores da região. Por fim, explore o Centro Histórico, onde você encontrará edifícios com arquitetura típica holandesa, lojas de artesanato, cafés e restaurantes renomados. Além disso, Holambra é conhecida por suas lojas de flores e plantas ornamentais, por isso escolha suas flores favoritas e leve para casa!

8. Gramado

Foto dos comércios em formato de castelo da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. O céu está azul.

Bora pro Sul? Gramado é ótimo para conhecer de carro, aproveitando o feriado de 7 de setembro! Além disso, é possível esticar a viagem até a encantadora Canela, onde você pode conhecer o Parque Estadual do Caracol, com sua impressionante Cascata do Caracol, uma queda d’água de cerca de 130 metros. Há trilhas que levam até diversos mirantes, permitindo que você admire a beleza da paisagem. O ingresso custa R$75 por pessoa.

Outra dica é dirigir até o Lago Negro, uma atração icônica de Gramado. O lago é cercado por uma área arborizada, com trilhas para caminhadas e um cenário ideal para relaxar e apreciar a paisagem. Chegue cedo pois o estacionamento é bem concorrido neste local.

Está com as crianças? Siga até o Mini Mundo, um parque temático que reproduz miniaturas de construções famosas do mundo inteiro em uma escala menor. É uma atração super divertida!

Por fim, Gramado também é conhecida por sua excelente gastronomia. Experimente fondues, chocolates artesanais, cafés charmosos e restaurantes que servem pratos típicos da região.

O que fazer nas principais capitais no feriado?

Bom, o que não faltam são opções de cidades incríveis para conhecer no 7 de Setembro, né? Mas, se você quer algo ainda mais movimentado, conheça roteiros especiais para 4 capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte!

O que fazer em São Paulo no feriado da Independência?

Foto da Avenida Paulista, em São Paulo. Ao centro é possível ver a ciclovia e ao redor muitos prédios. O céu está azul com nuvens.

Em São Paulo, geralmente o desfile cívico em celebração da Independência do Brasil acontece na Avenida Paulista, uma das principais vias da cidade, e atrai uma grande quantidade de espectadores. O desfile apresenta a participação de diferentes grupos, como as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), escolas, organizações civis, instituições culturais e muito mais. Consulte o site oficial da Prefeitura de São Paulo para saber mais sobre o evento deste ano.

Nossa dica é pegar a estrada e seguir até Atibaia, localizada a aproximadamente 70 km de São Paulo. A região fica no interior do estado e oferece uma variedade de atrativos naturais.

Comece pela Pedra Grande, uma formação rochosa imponente que oferece uma vista panorâmica incrível da região. Você pode fazer uma trilha até o topo para apreciar o nascer ou pôr do sol. Que tal?

E se você gosta de vista privilegiada, a dica é comprar o ticket de ida e volta do Teleférico de Atibaia, que tem o custo de R$30 por pessoa. Comece o passeio pela parte de cima e veja a vista maravilhosa e depois, na descida, curta um parque muito bonito que fica por lá. 

Além disso, visite o Parque Edmundo Zanoni. Nele, você pode fazer trilhas, praticar esportes, fazer um piquenique e desfrutar da tranquilidade da natureza. Além disso, o parque abriga o Museu de História Natural, que apresenta exposições sobre a fauna, flora e geologia da região.

Se você preferir ficar na capital do estado, confira o nosso Guia de melhores lugares para conhecer em São Paulo e conheça os Top 10 melhores restaurantes da cidade paulista.

O que fazer no feriado de 7 de setembro no Rio de Janeiro?

Foto sensacional do Rio de Janeiro, com a praia ao lado, a rodovia no lado oposto e o Morro do Corcovado atrás.

Na capital do Rio de Janeiro, comumente acontece desfile cívico durante o feriado de 7 de Setembro na Avenida Presidente Vargas, no centro da cidade. Entretanto, é bom consultar o site da Prefeitura do Rio para mais informações sobre as apresentações deste ano.

Com o carro alugado, é ótimo curtir o feriadão no Rio! Se você já turistou bastante pela capital, e gosta de ir às compras, uma opção é seguir até Duque de Caxias, uma cidade localizada na Região Metropolitana, conhecer o Outlet Premium.

Além disso, de carro fica fácil esticar até para Nova Iguaçu e conhecer o Parque Natural Municipal, uma ótima opção para os amantes da natureza. O parque possui trilhas, cachoeiras e uma vegetação exuberante, proporcionando oportunidades para caminhadas, piqueniques e contato com a fauna e flora locais.

Onde ir no feriado em Curitiba?

Foto do Jardim Botânico de Curitiba, com flores rosas na frente e a estufa de plantas ao fundo. O dia está claro e muito azul.

Considerada uma das capitais mais arborizadas do Brasil, Curitiba também oferece muitas opções de passeios para curtir um bom feriado! Comece seu passeio pelo icônico Jardim Botânico! Ele é conhecido por sua estufa de vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres, rodeada por jardins bem cuidados. Você pode passear pelos caminhos, apreciar a vegetação exuberante e tirar fotos incríveis. O local é ideal para relaxar e desfrutar da natureza. Há estacionamento no local.

Se estiver em família, uma dica é aproveitar o Tour de Ônibus Turístico, também chamado “Linha Turismo”, que percorre os principais pontos turísticos da cidade. O ônibus passa por locais como o Parque Barigui, o Centro Histórico, a Ópera de Arame, o Museu Oscar Niemeyer (MON) e muito mais. É uma maneira conveniente de explorar as atrações de Curitiba em um único passeio.

E se você quer comer bem, o ideal é dirigir até o bairro de Santa Felicidade, um pouco mais afastado do centro. Conhecido como o bairro italiano de Curitiba, Santa Felicidade é um ótimo lugar para experimentar a culinária italiana e apreciar a arquitetura charmosa. Lá, você encontrará diversos restaurantes que servem deliciosas massas, risotos e outras delícias!

Que lugares ir no feriado em Belo Horizonte?

Foto do Memorial Minas Gerais Vale em Belo Horizonte. O céu está azul.

Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a ideia é começar pela Praça da Liberdade, um importante marco histórico e cultural de BH, onde você pode passear pelos belos jardins, visitar os museus que cercam a praça. Depois, faça uma refeição no Mercado Central, um lugar vibrante e autêntico onde você pode experimentar a culinária local, comprar produtos mineiros típicos, como queijos, doces, cachaças e artesanato!

Não deixe de conhecer a Lagoa da Pampulha, uma área turística icônica da capital mineira, conhecida por sua arquitetura modernista e paisagem deslumbrante. Você pode fazer uma caminhada ao redor da lagoa, visitar a Igreja de São Francisco de Assis (Igreja da Pampulha) projetada por Oscar Niemeyer, e aproveitar os espaços de lazer ao redor da lagoa. Vale muito a pena!

Dicas para viajar no feriado de 7 de setembro

  1. Escolha o seu destino de viagem

Só de quebrar a rotina e viajar para um lugar novo, a gente já sabe que será uma ótima experiência! Mas, que tal desfrutar de lugares que todo mundo ama? Por exemplo, Natal (Rio Grande do Norte) é uma cidade que parece que saiu de um filme, pelas suas falésias, dunas e águas clarinhas… Por lá,  você pode conhecer a exuberante Praia de Ponta Negra, o famoso Parque das Dunas e as lindas lagoas de Pitangui. Faça um roteiro completo de carro em Natal.

Mulher com cabelos pretos e camisa vermelha sorrindo com o corpo para fora da janela de um carro parado

Outra cidade imperdível é Paraty (Rio de Janeiro)! Paraty é tranquila, bonita, bucólica… Um verdadeiro cenário colonial em meio à mata Atlântica. Sua localização é privilegiada, fazendo parte de uma área de preservação nacional, então já sabe: repleta de uma natureza riquíssima. Era por meio de seus portos que carregamentos de ouro vindos de Minas partiam para Portugal, por isso a região também é bastante histórica e fascinante. Conheça as principais belezas de Paraty.

Uma dica especial – e que é o sonho de muita gente – é conhecer Fernando de Noronha, no Nordeste. A ilha abrange um território natural espetacular, com belíssimas paisagens e um pôr do sol incrível! Apesar de ser um destino mais caro, em comparação a outros do país, Fernando de Noronha merece uma atenção no seu planejamento de viagem. 

  1. Alugue o carro com antecedência 

Quanto mais chega perto de um feriado ou final de semana, a procura por aluguel de carro só aumenta. Por isso, é super importante pesquisar com antecedência para conseguir preços mais baixos, promoções mais agressivas e, claro, a disponibilidade do veículo. Na Rentcars, você pode comparar preços em mais de 200 locadoras e escolher a categoria que melhor atende o seu estilo de viagem, com tarifas acessíveis e mais comodidade.

Casal no carro com cachorro labrador no meio e a filha sentada na cadeirinha na parte de trás do carro alugado

Se quiser aproveitar os descontos de pré-feriado, fique ligado na nossa Semana do Brasil através do nosso site e redes sociais. Se preferir, você pode se cadastrar para receber nossas ofertas por e-mail. Spoiler: vem coisa boa por aí!

  1. Pesquise o que está acontecendo no destino escolhido

Depois de destino escolhido e carro reservado, é hora de planejar o seu roteiro na cidade: quais atrativos? Quais atividades? Quais pontos turísticos? Pesquise as dicas em blogs ou filtre no Instagram pela hashtag da localidade e confira o que as pessoas estão fazendo e postando por lá! Depois, anote em um bloco de notas o que te chamou mais atenção: parques famosos, museus imperdíveis, restaurantes especiais e praias espetaculares.

Dica extra: muitos museus possuem dias e horários da semana que são gratuitos, então fique de olho na programação do local escolhido.

Agora, é com você: bora colocar o pé na estrada neste feriado de 7 de Setembro!



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Write A Comment