Para quem ama fazer viagens de carro pelo Brasil, aqui estão cinco roteiros nacionais para riscar da sua lista de desejos!

“Any journey taken on roads!”

Essa expressão, que em português significa qualquer viagem feita em estradas, originou outra muito famosa e usada por todos nós: “road trip”. Com certeza ao ler essas duas palavras você já mentalizou o horizonte, o carro na estrada e o vento batendo no rosto, né?!

Aliás, aqui poderíamos incluir as músicas que animam a direção, as conversas e risadas entre os passageiros e, claro, as paradas durante o percurso que possibilitam conhecer paisagens incríveis… Uma viagem de carro pelo Brasil pode proporcionar momentos marcantes e inesquecíveis. Que tal programar a sua próxima? Abaixo você confere o top 5 road trips para fazer pelo Brasil! 

1. Pela região da Estrada da Graciosa, no Paraná

estrada-da-graciosa
Portal de pedras centenárias da Estrada da Graciosa foi inaugurado em 1873 | Foto por Marcos Guerra

Já começamos por uma das melhores rotas nacionais e, ainda, considerada obrigatória para todos os amantes de viagens de carro pelo Brasil! A PR-410, mais conhecida como Estrada da Graciosa, tem aproximadamente 50 km de paisagens belíssimas para quem curte a natureza. 

No início do percurso, você pode aproveitar para tirar uma foto no portal de pedras centenárias, inaugurado em 1873, e conferir de pertinho o azul das hortênsias que embelezam ainda mais a região! Este magnífico roteiro é rodeado pelo mais preservado trecho de Mata Atlântica do Brasil, onde riachos, cachoeiras, uma variedade de mais de 20.000 espécies de plantas e 1.600 espécies de aves completam o cenário.

Estrada da Graciosa - Paraná
Aprecie as hortênsias que embelezam ainda mais a rota da Estrada da Graciosa

A viagem começa na BR-116 e, a partir de agora, é importante cuidar com a velocidade, pois este trajeto deve ser feito com calma, de maneira a apreciar a bela vista e evitar acidentes que podem ser decorrentes  das curvas bem acentuadas da pista.

Após inúmeros pontos para apreciar a natureza ao longo do trajeto, você irá passar pela ponte de ferro, onde a descida da serra chega ao fim e agora você chegou em São João da Graciosa. Caso deseje prosseguir sua viagem até Morretes ou Paranaguá para conhecer o porto ou comer um delicioso barreado, siga pela PR-411, que representa o trecho mais curto.

Caso você queira conhecer a simpática cidade histórica de Antonina e almoçar em um de seus renomados restaurantes, siga pela PR-410. Para entender com detalhes cada ponto da estrada, confira esse roteiro completo da Estrada da Graciosa.

2. Pela cidade maravilhosa do Rio de Janeiro até Paraty

Conhecendo as belezas de Paraty
As praias de Paraty possuem águas limpas e calmas | Foto por: Henrique Ferreira

Dizem que tudo fica melhor no verão, né? Então, que tal aproveitar as férias do final de ano e aproveitar uma viagem de carro por lugares incríveis, saindo da cidade carioca até Paraty

Saindo da cidade do Rio de Janeiro, você pode pegar Rio-Santos até Paraty, são 248 km sem pedágios, ou Dutra/Barra Mansa-Angra/Rio-Santos que são 258 km com um pedágio. Qualquer uma das opções, você pode ter certeza que em apenas 4 horas de viagem, você estará em Paraty.

Aproveite a estrada, observe as paisagens e quando chegar ao destino, conheça os principais pontos turísticos de Paraty. A região tem mais de 50 praias e, também, o Saco do Mamanguá, um braço do oceano, além de muita beleza, 33 praias habitadas por 8 comunidades caiçaras. Inclusive, se tiver a oportunidade de ficar alguns dias para ver como funcionam essas comunidades, será incrível!

Paraty - Rio de Janeiro
Vista do Saco do Mamangua, em Paraty, Rio de Janeiro

Seguindo a estrada, você pode dar um pulinho em Ubatuba, litoral de São Paulo, que é muito visitado em épocas mais festivas. Ou, até quem sabe, conhecer Ilha Bela, que apresenta 34 praias, 300 quedas d’água e trilhas para todos os gostos e graus de dificuldade. Que tal?

3. Pela história brasileira da Estrada Real, em Minas Gerais

estrada real
Estrada Real, aberta na época do Brasil Colônia, liga Minas Gerai ao litoral brasileiro | Foto por: Guilherme Mölter

Aqui está uma rota de viagem que contempla um dos caminhos mais cinematográficos do Brasil: a Estrada Real! O trajeto se refere ao trecho aberto na época do Brasil Colônia para ligar a região de Minas Gerais, onde recentemente havia sido descoberto ouro e diamantes, ao litoral brasileiro. E para fiscalizar a circulação de riquezas na região, tornou-se oficial o uso da estrada. Caso alguém quisesse burlar as normas ou construir novas rotas, teria um sério problema com a Coroa Portuguesa.

O percurso turístico é dividido em 3 trajetos principais, onde a beleza e a riqueza cultural e histórica irão lhe surpreender: 

O Caminho Velho, que remonta uma antiga trilha indígena, utilizada pelos Guaianás, para unir a cidade de Paraty ao vale do rio Paraíba; o Caminho Novo que começava em embarcações à vela, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, no antigo Cais dos Mineiros; e o Caminho dos Diamantes, um percurso que ligava a cidade de Ouro Preto à sede do distrito diamantífero, o Arraial do Tijuco, atual cidade de Diamantina, que era o ponto mais extremo da região de mineração.

Para esse roteiro o ideal é um carro maior e próprio para esse tipo de terreno, ou uma caminhonete. Além disso, tenha muita paciência e cuidado, uma vez que em muitos pontos é sugerida a velocidade de 25km/h. Relaxe e aprecie toda natureza e história que estão presentes nessa região fenomenal.

Gostou dessa opção de road trip? Então, confira o roteiro completo com dicas e informações sobre a Estrada Real.

4. Pela região do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha

Roteiro - Viagem de carro pela serra gaúcha
No Vale dos Vinhedos você pode visitar vinícolas que são conceituadas no país todo

Que tal uma viagem romântica de uma das melhores rotas do Brasil? A Serra Gaúcha, localizada no Rio Grande do Sul, é muito requisitada, principalmente nas estações mais frias, mas nada impede de aproveitar uns dias calorosos por lá!

Se você mora em São Paulo ou mais afastado, pode optar por pegar um avião até Porto Alegre e de lá alugar um carro, já no aeroporto, que o levará aos locais de destino. Partindo do Paraná, Santa Catarina e até mesmo alguma cidade do Rio Grande do Sul, a viagem de carro desde seu ponto de partida até a serra já se torna menos cansativa e você ainda pode apreciar a vista durante o trajeto.

Há duas estradas principais que levam até a Serra Gaúcha: as BRs 116 e 101. Se você vem do Paraná ou Santa Catarina, pode utilizar as duas, sendo que a BR-116 possui menos desvios em alguns casos. De Porto Alegre, essa é a melhor opção. Lembrando que em todas elas há pedágios e radares pelo caminho.

Vale dos Vinhedos é composto por três cidades: Bento Gonçalves (foto), Garibaldi e Monte Belo do Sul

O Vale dos Vinhedos é composto por três cidades: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, sendo que em todas você pode visitar vinícolas e degustar uma culinária saborosíssima da região. A primeira, Bento Gonçalves – a 110km de Gramado e 120 km de Porto Alegre – é reconhecida como um dos principais destinos de enoturismo do mundo!

Se quiser seguir viagem, ainda é possível conhecer outras cidades da Serra Gaúcha, por isso separamos um roteiro especial com dicas e opções presentes no trajeto.

5. Pela região de Pernambuco: Recife, Porto de Galinhas e mais

vista aérea da praia de antunes em maragogi
Rota pelo Nordeste brasileiro: comece por Recife, Olinda, Porto de Galinha e finalize em Maragogi

Hora de colocar o pé na estrada e desbravar o Nordeste brasileiro em uma road trip que é a cara do Brasil! Já pensou em iniciar seu tour em Recife, dar um pulinho em Olinda, seguir para Porto de Galinhas e fechar essa rota com chave de ouro em Maragogi? Você pode!

Recife e Olinda são cidades irmãs. Elas até completam aniversário do mesmo dia! Juntas, também compartilham um dos melhores carnavais do mundo e essa é a primeira sugestão de road trip saindo de Recife. São apenas 15 km de distância, mas dependendo do trânsito do dia e horário, pode ser que demore um pouco para concluir esse trecho.

Voltando para estrada, você pode parar para conhecer a Reserva do Paiva e a Praia de Calhetas. Depois, diga olá para a famosíssima Porto de Galinhas! Ela fica no município do Ipojuca, a 54 km da capital pernambucana. Siga pela BR-101. Essa praia tem uma excelente infraestrutura para turistas. 

vista aérea da praia de porto de galinhas e seus arrecifes
Porto de Galinhas oferece uma excelente infraestrutura para turistas

No percurso, você pode explorar a Praia de Maracaípe, a Praia dos Carneiros e, enfim, chegar até nada mais, nada menos que a Praia de Maragogi, já no estado de Alagoas, a 126 km de Recife. O mar é azul e tem barracas, restaurantes e sua orla é urbana, embora pequena. Aproveite o mirante para conhecer de cima as praias da região. A natureza é encantadora!

praia de maragogi no estado do alagoas
Aproveite o mirante da Praia de Maragogi para conhecer de cima as praias da região

Aproveite para conferir o roteiro de 10 viagens curtas saindo de Recife com todas as dicas para você viajar sem medo e preparado para viver grandes aventuras.

Descubra as belezas do nosso país em uma viagem de carro com liberdade e comodidade: alugue com a Rentcars e realize seus maiores sonhos!

Receba as ofertas Rentcars.com!

Você fará parte da nossa lista VIP para receber ofertas exclusivas de até 30% e roteiros para os destinos mais incríveis do mundo.



Atenção! Todos os esforços foram feitos para validar as informações dos textos publicados neste blog no momento da sua redação, porém a Rentcars.com não se responsabiliza por imprecisões ou alterações futuras que possam ocorrer em função do dinamismo das ofertas e condições do mercado de turismo. Os artigos aqui publicados, assim como os eventuais comentários de seus leitores, têm caráter meramente informativo e cabe ao cliente validar antecipadamente junto a Rentcars.com e/ou Locadoras qualquer informação que possa afetar seus planos de viagem.

Deixe um comentário